em Gestão Laboratorial

10 Tendências para laboratórios clínicos em 2024

Como preparar o laboratório para o novo ano que vem aí? Nos selecionamos as principais tendências para laboratórios clínicos em 2024 e falamos sobre cada uma delas neste artigo. Vamos lá?

Tendências para laboratórios clínicos em 2024

Avanços tecnológicos, novos caminhos para a medicina diagnóstica e mais sensibilidade para práticas eco-amigáveis estão entre as principais tendências que os laboratórios clínicos precisam estar de olho em 2024. Confira a seguir.

1. Medicina Personalizada e Diagnósticos Avançados

O avanço em direção à medicina personalizada impulsionará a demanda por testes mais específicos e diagnósticos avançados, levando a uma gama mais ampla de opções de análises clínicas.

2. Expansão da Testagem Genômica

Com a redução dos custos de sequenciamento genômico, espera-se uma maior demanda por testes genômicos abrangentes para prever riscos de doenças hereditárias e orientar tratamentos personalizados.

3. Medicina preventiva

Além de ser a chave para a longevidade dos laboratórios, é uma fonte de renda crescente. Exames moleculares e diagnósticos precoces são boas apostas neste cenário.

4. Sustentabilidade e Práticas Eco-Amigáveis

A conscientização ambiental pode levar os laboratórios a adotarem práticas mais sustentáveis, como a redução do uso de plástico descartável e a implementação de métodos de descarte mais ecológicos.

5. Nanotecnologia Aplicada a Diagnóstico

A nanotecnologia pode ser usada para criar dispositivos de diagnóstico mais sensíveis e rápidos, permitindo a detecção precoce de condições médicas.

6. Biotecnologia e Terapia Gênica

Avanços na biotecnologia e terapia gênica podem exigir a incorporação de novos testes e protocolos nos laboratórios clínicos, acompanhando o desenvolvimento de tratamentos inovadores.

7. Inteligência Analítica e Relatórios Personalizados

Outra tendência que segue em 2024 é utilizar os dados de forma inteligente e estratégica. Conforme mais informações são coletadas de maneira integrada e digital, mais oportunidades para alcançar um diferencial competitivo o laboratório tem, mediante análises dessas informações.

Ferramentas analíticas integradas como o BI, que entrega indicadores para laboratório em tempo real, podem ajudar na interpretação de grandes conjuntos de dados, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.

Além disso, tenha em mãos a capacidade de gerar relatórios gerenciais personalizados atende às necessidades específicas de cada nicho do laboratório.

8. Parcerias estratégicas

Com a crescente demanda por exames avançados, estabelecer parcerias estratégicas em 2024 é vital caso seu laboratório ainda não consiga executá-los.

Fazer uma boa parceria com laboratórios de apoio, por exemplo, proporciona acesso a tecnologias modernas, profissionais especializados e aumento da capacidade, reduzindo custos operacionais e assegurando conformidade com regulamentos específicos da área.

Além disso, o seu fornecedor de software laboratorial deve ser um parceiro que “jogue” com o laboratório e ofereça recursos tecnológicos que acompanhem o avanço do negócio, além de garantir a segurança dos dados segundo as regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

9. Avanços tecnológicos e automação de processos

O uso de tecnologia na saúde não é uma opção, é uma realidade. Transformações como o avanço do 5G, que facilita a expansão da saúde no país, leva a internet a regiões onde historicamente têm mais dificuldade de conexão, por exemplo.

O resultado disso é um paciente cada vez mais conectado, o que traz uma necessidade em tornar a sua jornada cada vez mais digital, sem deixar de ser humana. Vale investir em integração com plataformas para atender com mais eficiência, economia e ofereça não só acesso online a resultados, mas novos meios de comunicação com paciente.

Embora não seja um assunto novo, a automação laboratorial é fundamental para evitar gastos de tempo e energia em tarefas repetitivas e dar mais qualidade.

Leia também: Sistema de interfaceamento laboratorial – o que é e benefícios.

10. Regulamentações e Conformidade

O cumprimento das regulamentações governamentais e as normas de qualidade são fundamentais para laboratórios clínicos. Mudanças nas leis de saúde e padrões de segurança podem criar desafios na adaptação e garantia de conformidade.

Como melhorar o laboratório em 2024?

Aposte em sistemas de gestão laboratorial que simplifiquem tarefas e economizem tempo, além de entregarem eficiência operacional para atender demandas laboratoriais como:

  • rastreabilidade;
  • gestão de dados unificada;
  • segurança da informação;
  • atualizações e adaptações às mudanças;
  • flexibilidade de atendimento a diversos nichos;
  • automação;
  • integrações;
  • entre outros.

A Hotsoft está há mais de 35 anos no mercado de software laboratorial e oferece soluções tecnológicas que dão suporte para a evolução de laboratórios e, desde 2021, passou a ser parte da SCC Soft Computer, líder mundial em LIS, ampliando seu portfólio e trazendo ao Brasil soluções inovadoras para:

  • análises clínicas;
  • genética, genômica e citogenética;
  • microbiologia;
  • anatomia patológica e citopatologia;
  • gestão para banco de sangue e hemocentros;
  • e muitos outros módulos.

Fale com um de nossos consultores e conheça o portfólio completo.

  • Tags:
  • Compartilhe:

Acompanhe nossa jornada

Receba conteúdos gratuitos em seu e-mail, com dicas exclusivas para a gestão inteligente do seu laboratório.