em Gestão Laboratorial

Relatórios gerenciais: o que são e dicas de como fazer

Os relatórios gerenciais são poderosas ferramentas de negócio e que podem ajudar a determinar o sucesso de qualquer empreendimento. Muito mais, são uma bússola essencial para orientar as ações.

Mas afinal, o que exatamente são os relatórios gerenciais e por que são tão cruciais para uma gestão eficaz do laboratório? É isso que vamos trazer neste post e ainda apresentar 5 dicas de como começar um relatório gerencial eficiente. Vamos lá?

O que são relatórios gerenciais?

Chamamos de relatório gerencial todo documento gerado através da compilação de dados, indicadores e métricas que fornecem um panorama geral e informações relevantes e estruturadas aos donos do laboratório sobre o seu desempenho.
Os relatórios gerenciais são elaborados com o intuito de auxiliar os gestores a medir diferentes aspectos do laboratório como produtividade, quantidade de exames, orçamentos não efetuados etc, e a tomar decisões baseadas em dados reais e não em suposições que podem levar a decisões erradas e a colocar o negócio em risco. Então, não existe espaço para erros ou inconsistências.

Para se ter ideia, segundo estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 40,7% das empresas sobrevivem ao mercado após cinco anos de abertura e, entre as causas, é a falta de planejamento estratégico baseados em dados.

Tipos de relatórios mais comuns

Como mencionamos é possível criar relatórios com diferentes enfoques, de acordo com o objetivo que se deseja analisar. Os tipos mais comuns costumam ser:

  • Produtividade;
  • Faturamento;
  • Auditoria;
  • Inadimplência;
  • Atendimento;
  • Satisfação do cliente;
  • Evolução mensal;
  • Marketing;
  • Financeiro.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os relatórios, vamos aprender como montar um. Veja a seguir!

Como fazer um relatório gerencial?

Criar relatórios gerenciais bem estruturados é crucial para a gestão eficaz do laboratório, afinal é através deles que decisões importantes são embasadas, investimentos são concretizados e as mudanças implementadas.

Para te auxiliar neste processo, confira 5 dicas essenciais.

1. Defina o objetivo do relatório

O primeiro ponto importante é entender qual o objetivo do relatório, ou seja, qual a finalidade ele atende: se é para atualizar o gestor do laboratório sobre a situação atual ou para analisar os resultados de uma campanha, por exemplo.

2. Entenda o público-alvo: seja acessível

Outro ponto é entender é para quem ele é destinado, ou seja, quem serão os leitores. Isso facilitará selecionar quais são as informações a serem inseridas e como será a linguagem escrita. Lembre-se: todos os interessados precisam entender as informações.

3. Colete os dados de forma correta: apoie-se na tecnologia

É preciso um cuidado minucioso e total precisão na hora de levantar os dados que vão compor o relatório gerencial. Isso porque um simples erro de digitação despercebido pode prejudicar totalmente a elaboração das estratégias do laboratório e mudar os resultados negativamente.

O uso da tecnologia facilita a coleta, análise e apresentação dos dados de um relatório. Utilizar um software laboratorial é a maneira mais segura de cruzar os dados do sistema e gerar tanto os relatórios como os indicadores para a tomada de decisão, já que todas as informações estão centralizadas em um só lugar.

Além disso, o próprio LIS gera os indicadores sem intervenção humana, eliminando a necessidade de redigitar qualquer informação, o que garante relatórios gerenciais mais corretos, completos e com informações reais.

4. Faça a análise dos dados

Os dados sozinhos não querem dizer nada, por isso, é fundamental fazer a análise deles, identificando tendências, padrões e variações significativas.

Vale a pena comparar com períodos anteriores e com as metas estabelecidas, para gerar mais insights e nortear as próximas ações.

5. Apresente de forma simples

Um relatório para ser eficaz precisa comunicar informações de forma direta e concisa, evitando distrações e dados de menor relevância.

Geralmente relatórios são considerados documentos burocráticos, então a chave está em simplificar a apresentação para facilitar a compreensão. Use gráficos e deixe bem atrativo visualmente.

Qual a importância do relatório gerencial?

As ações do laboratório são mais bem compreendidas com o uso dos relatórios, que ajudam a monitorar o progresso das atividades, encontrar possíveis problemas e ajustar estratégias com o intuito de alcançar os objetivos da empresa.

Por isso manter uma rotina de levantamento dessas informações é tão importante. Os relatórios e indicadores laboratoriais são verdadeiros aliados na gestão. Conheça alguns bons motivos para gerar relatórios no laboratório.

1. Apoia a decisão com dados reais

Com bons relatórios e indicadores, o gestor do laboratório tem uma visão mais clara e objetiva da situação do negócio e está apto a tomar decisões mais acertadas.

2. Ajuda a identificar tendências e padrões

Com a avaliação recorrente da saúde do laboratório através dos relatórios é possível identificar tendências e padrões ao longo do tempo, o que ajuda a identificar sazonalidade, oportunidades de crescimentos, ameaças e as áreas do laboratório que precisam de melhoria, se há possibilidade de abrir um posto de coleta ou até mesmo se é necessário contratar ou desligar funcionários.

3. Dão suporte à definição de metas e objetivos realistas

Lembra que comentamos como é importante garantir a credibilidade dos dados gerados nos relatórios? Só assim é possível definir metas e objetivos realistas, de acordo com a estratégia do laboratório.

4. Facilita a comunicação

Através dos relatórios gerenciais fica mais fácil a comunicação entre as diferentes áreas ou níveis de hierarquia dentro do laboratório, já que todos terão acesso às mesmas informações e estarão alinhados com os resultados.

5. Monitora o desempenho e apoia a estratégia

Um relatório de gestão feito regularmente ajuda a monitorar de forma contínua o desempenho do laboratório, com indicadores-chave, para analisar o desempenho atual com o que foi estabelecido como meta.

Com essa regularidade é mais fácil manter um histórico do desempenho de todas as áreas do laboratório e possibilita identificar desvios e a implementar ações corretivas.

Viu só como manter uma rotina de relatórios no laboratório pode ajudar no crescimento e evolução do negócio? Se você quer entender mais sobre análise de dados te convidamos para ler nosso artigo 14 indicadores para laboratório para acompanhar de perto.

Até o próximo post.

  • Tags:
  • Compartilhe:

Acompanhe nossa jornada

Receba conteúdos gratuitos em seu e-mail, com dicas exclusivas para a gestão inteligente do seu laboratório.