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Software para laboratório clínico: o que é e recursos básicos

A tecnologia vem há anos contribuindo com a evolução das atividades na área da saúde e contar com sistemas informatizados é um grande diferencial. Um software para laboratório clínico faz parte dessa evolução tecnológica e traz diversos benefícios para o negócio.

Existem diferentes opções de sistemas para laboratório no mercado e pode ser uma tarefa difícil para a gestão escolher entre as opções, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, apontamos as principais aplicações que um software precisa ter para apoiar e facilitar a rotina diária do laboratório. Acompanhe a seguir!

O que é um software para laboratório clínico?

Antes de tudo é importante entender o que é um software laboratorial. Resumidamente é um sistema informatizado criado para receber, registrar, armazenar e tratar informações desde o cadastro de pacientes até a entrega dos resultados dos exames, passando também pela gestão financeira e de qualidade.

É através de um software para laboratório que é possível automatizar processos manuais, otimizando a rotina, e obter todas as informações dos atendimentos aos pacientes em um único lugar. É, com certeza, uma ferramenta que melhora os processos e moderniza o laboratório, tornando-o mais competitivo.

Quais os benefícios de usar um software na rotina laboratorial?

Um software para laboratório clínico pode trazer muitos benefícios para o negócio como a melhora de desempenho das equipes, maior controle da gestão, qualidade nas análises e relacionamento para fidelização dos clientes. Veja mais alguns benefícios:

Automatizar processos que antes eram manuais

Um dos primeiros grandes benefícios é melhorar a produtividade do laboratório substituindo tarefas manuais por automatizadas, reduzindo erros humanos e otimizando o tempo, facilitando a organização das atividades dos colaboradores.

Redução de custos

O investimento na informatização do laboratório proporciona a redução de custos a médio e longo prazo, desde a redução do uso de papel impresso, já que todas as informações ficam centralizadas no sistema, até colher os frutos da melhor organização da rotina laboratorial, evitando desperdícios de recursos e com redução da força de trabalho.

Centralização das informações

O software para laboratório clínico centraliza todos os dados do laboratório em um único sistema, o que possibilita o gerenciamento mais eficiente, até em momentos de alta demanda na rotina. É uma forma de ter tudo o que precisa, de forma rastreável e organizada.

Rastreabilidade dos processos

Com a tecnologia atrelada aos processos é mais fácil rastrear quantitativa e qualitativamente cada processo no laboratório, o que seria muito difícil com registros 100% manuais.

Padronização dos processos

Com o uso de um sistema o laboratório terá menos esforços administrativos para integrar atividades pré, analíticas e pós-analíticas, mantendo-as sob controle e com qualidade, combinadas e funcionando em sintonia.

Imagem contendo o texto: um bom software deve oferecer apoio para Fase pré-analítica
Fase analítica
Fase pós-analítica
Apoio para a tomada de decisão.

Quais são os principais recursos de um software para laboratório clínico?

Entre as principais funcionalidades de um software para laboratório clínico você precisa se certificar de que seu fornecedor ofereça um bom atendimento e serviço de suporte, controle e rastreabilidade total de todos os processos, entregue uma visão geral do que acontece no laboratório através de indicadores, que siga a legislação, além de dispor de ferramentas que agilizem os processos de forma segura.

Separamos um check-list com mais requisitos para escolher um software para laboratório que atenda as demandas, acompanhe.

1. Recursos para oferecer um bom atendimento na recepção

O atendimento ao paciente é a alma do seu negócio, afinal é onde ele se relaciona mais fortemente com o laboratório e cria suas impressões sobre a marca.

Um bom software para laboratório precisa dispor de ferramentas que dão apoio total aos colaboradores, ao mesmo tempo que torna a experiência dos pacientes mais positiva, como:

  • Pré-atendimento com agendamento;
  • Gerenciamento de filas inteligente, com senhas personalizáveis, painel touch e mais;
  • Telas de fácil compreensão para os colaboradores, que aprendem rápido e ficam mais ágeis;
  • Identificação facilitada do paciente;
  • Autorização automática com convênios, dando mais rapidez ao atendimento;
  • Integração com laboratórios de apoio na recepção, otimizando processos;
  • Cadastro de perfis de exames, para acelerar a digitação das recepcionistas;
  • Alerta de pendências financeiras e administrativas no atendimento, para evitar transtornos futuros;
  • Espaço para recomendações técnicas de cada exame, para dar orientações corretas aos pacientes;
  • Integração com outros sistemas para facilitar os atendimentos;   
  • Relatórios para a gestão identificar a produtividade dos atendentes, entender os gargalos e promover mudanças.

Leia também: Gestão de filas de atendimento no laboratório – como fazer?

2. Recursos para otimizar a coleta

A tecnologia pode auxiliar a aprimorar os processos da coleta, outro ponto bastante importante na jornada do paciente pelo laboratório. Veja alguns recursos para se considerar na escolha do software para o laboratório:

  • Gerenciamento da fila de coleta, com alertas referentes ao tempo de espera do paciente;
  • Recomendações técnicas de coleta para reduzir erros pré-analíticos;
  • Segurança contra fraudes com registro do coletador através do crachá;
  • Integração com laboratórios de apoio para impressão correta das etiquetas das amostras, reduzindo erros.

3. Recursos para otimizar a triagem

O sistema laboratorial deve dispor de ferramentas para a completa rastreabilidade dos tubos da coleta, além de garantir todos os recursos necessários para os laboratórios que desejam alcançar certificações importantes do setor.

Veja a seguir tecnologias importantes que o software deve colocar a serviço do laboratório:

  • Gestão inteligente da soroteca, com fácil localização das amostras no sistema e controle do tempo de armazenagem;
  • Rastreabilidade total através da leitura de códigos de barras;
  • Distribuição das amostras nos setores através de leitor de código de barras;
  • Impressão de lotes de amostras por bancada.

4. Recursos de apoio para a análise

A tecnologia também auxilia a fase analítica, automatizando processos e tornando-os mais rápidos, além de promover a redução de custos e de erros que a rotina manual pode trazer. O software laboratorial deve ser aliado, oferecendo recursos como:

  • Interfaceamento de equipamentos automatizados, que enviam o resultado para o sistema, aumentando a produtividade e reduzindo erros;
  • Contador diferencial de células configurável para a hematologia, nas rotinas manuais;
  • Cálculo automático de exames;
  • Alerta de valores alterados na digitação, para evitar erros;
  • Campos para inserção de observações durante a digitação;
  • Impressão de mapas para exames manuais.

5. recursos de apoio para aprovação de resultados

Contar com a segurança de um software robusto que armazene informações técnicas consistentes para a tomada de decisão é um passo importante para fazer a aprovação de resultados com qualidade e rapidez. Busque por soluções informatizadas, com ferramentas como:

  • Alerta de valores de resultados alterados, fora dos valores de referência;
  • Tela de aprovação com informações como histórico de resultados anteriores, exames relacionados, dados clínicos e observações técnicas.

6. Recursos para a emissão de laudos e entrega de resultados

Seja para impressão e retirada local ou para serem enviados pela internet, a tecnologia facilita e proporciona a melhor gestão para a emissão dos resultados de exames do laboratório. Conte com um sistema laboratorial que disponha de:

  • Laudos para diferentes situações (pacientes, médicos e empresas) e personalize o atendimento;
  • Gerenciamento do meio de entrega de laudos, seja por impressão, PDF ou resultados online;
  • Modelos de laudos com um visual mais “clean”, sem informações desnecessárias;
  • Ferramentas para entrega de resultados online, com acesso individual e com senhas, para facilitar o dia a dia dos clientes;
  • Estatísticas de visualização de laudos, para acompanhar os acessos;
  • Ferramentas para a certificação digital de laudos, que comprova a autenticidade de um arquivo digital.

Leia também: Laudo laboratorial – dados que não podem faltar e como organizar

7. recursos de apoio à gestão

Além das atividades operacionais, um software ideal contemplará aplicações que organizam e simplificam as informações do laboratório para a gestão.

Com esses dados fica mais fácil criar planejamentos estratégicos mais eficientes e tomar decisão com base em dados reais. Alguns recursos que não podem faltar:

  • Painel de monitoramento com visualização em tempo real da rotina do laboratório para controlar os processos;
  • Ferramentas para acompanhar o fluxo das amostras, mostrando o que está ok ou em atraso;
  • Acompanhamento do que está em análise e o que foi para aprovação.
  • Indicadores laboratoriais para acompanhar o desempenho de todo o laboratório, através de gráficos;
  • Faturamento Tiss, BPA, IPERGS, Ipsemg, além de controle de faturas e glosas;
  • Relatórios administrativos, estatísticos, gerenciais e operacionais.

8. recursos para a comunicação com os pacientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental pra fidelizá-los. Não existe meio melhor do que através da tecnologia para deixar o laboratório conectado aos pacientes, poupando tempo da equipe e reduzindo custos com comunicação.

Conte com recursos como: 

  • Envio automático de SMS e E-mail;
  • Envio de campanhas de sms para os clientes e médicos;
  • Envio de campanhas de e-mail para os pacientes e médicos;
  • Criação de campanhas personalizadas de acordo com o perfil (Outubro Rosa, Novembro Azul, etc).
  • Aplicativo ou Webapp para laboratório.

Você pode se interessar: 7 benefícios do SMS para laboratório (com modelos para aplicar)

9. segurança de dados

O seu fornecedor de software precisa entregar segurança e confiabilidade, afinal, o laboratório está, a todo tempo, lidando com dados importantes para a saúde de centenas de pessoas diariamente.

Procure por quem pode dispor de:

  • Atualizações de segurança constantes;
  • busca contínua pela qualidade e segurança de dados conforme pede a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Que atenda às principais legislações da área laboratorial.

Com este conteúdo fica mais fácil entender porque é tão importante contar com um software no laboratório e já tem conhecimento das principais ferramentas e aplicações que podem transformar a rotina, aumentar a força de trabalho e, consecutivamente, elevar a qualidade do negócio e trazer maior rentabilidade.

Você pode conhecer as funcionalidades do sistema Labplus, que contempla essas e muitas outras funcionalidades que atendem laboratórios de diferentes demandas em todo o Brasil. Agende um bate papo com um dos nossos consultores de negócio.

Continue acompanhando nosso blog, sempre atualizamos com conteúdos para ajudar os gestores de laboratório. Até o próximo post!

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