em Marketing para laboratório

Outubro Rosa no laboratório – 10 ideias de ações

A cada ano o Movimento Outubro Rosa se fortalece e a luta contra o câncer de mama ganha maior visibilidade em todo o mundo. Além disso, as ações para o Outubro Rosa nos laboratórios também aumentam constantemente, com mensagens, homenagens e ideias criativas, com resultados cada vez melhores. Afinal, é uma grande oportunidade de fortalecer a marca com uma causa tão importante e de atrair e fidelizar clientes.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de ideias criativas para outubro rosa no laboratório e como fazer uma boa comunicação das ações. Vamos lá?

O que fazer de evento no Outubro Rosa no laboratório?

Para promover a conscientização e lembrar os colaboradores e clientes da importância do cuidado com a saúde, ações de Outubro rosa simples já fazem a diferença, como incentivar consultas e exames preventivos, promover palestras sobre o tema e contar histórias de pessoas que venceram o câncer de mama. Selecionamos algumas ideias para inspirar as ações no laboratório. Confira:

1. Promova um incentivo ao check-up da mulher

Uma das primeiras dicas é preparar uma campanha de incentivo à saúde da mulher, com exames de rotina para um check-up. O laboratório pode preparar um desconto especial nestes exames e fazer uma campanha de divulgação com informações sobre a saúde da mulher, para incentivar este público.

2. Insira detalhes da cor rosa na vestimenta

O laboratório pode definir um dia para que todos vão trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa, por exemplo. Com essa ação, os clientes e colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha, mantendo-a sempre no radar. Quer uma sugestão de acessório? A máscara rosa ganhou espaço e vai muito bem.

Outra ação que pode ser realizada facilmente é a entrega de um laço rosa para ser utilizado preso à roupa de cada colaborador durante o mês de Outubro, para relembrar a campanha diariamente.

3. Decore o laboratório com as cores do tema

Decorar a empresa também é uma forma simples de engajar os colaboradores com a campanha. É possível utilizar balões rosa e cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços rosa nos monitores.

Imagem de uma mulher segurando um laço cor de rosa, representando o outubro rosa.

4. Crie e distribua materiais de conscientização

É uma boa chance para criar flyers, posts em redes sociais, e-books para enviar via e-mail e, por que não, vídeos com informações sobre os sintomas do câncer de mama, com realizar o autoexame, entre outras informações relevantes para os seus clientes.

5. Disponibilize informações no painel de chamadas da recepção

O painel de chamadas é um ótimo meio de comunicação interna para promover campanhas e ações de conscientização no laboratório. Através do espaço destinado para divulgação que o painel oferece, fica mais fácil divulgar mensagens importantes aos pacientes enquanto eles aguardam na recepção, por exemplo. Isso aumenta o alcance dos resultados.

Nós preparamos um artigo com dicas para gerenciar o atendimento na recepção, não deixe de conferir aqui no blog.

6. Promova evento com especialistas

Para que clientes e colaboradores possam refletir e aprender mais, convide um profissional para explicar sobre os sintomas e ensinar o autoexame. Uma ótima maneira de alcançar mais pessoas é fazer a transmissão também pelas redes sociais do laboratório.

7. Movimente as redes sociais do laboratório

E por falar em redes sociais, elas são uma ferramenta poderosa de compartilhamento de informação, então você pode usar e abusar delas. Divulgue materiais informativos sobre a campanha e sobre a saúde da mulher, mostre o que está sendo feito no laboratório, convide os clientes para fazer os exames no laboratório e engaje os colaboradores a participarem também.

8. Conte histórias inspiradoras

Divulgue histórias inspiradoras de mulheres que venceram o câncer de mama e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Alguns depoimentos você pode encontrar no blog da Femama, o Batalhadoras.

9. Promova ações sociais no laboratório

Outra forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações a instituições que existem para ajudar esta causa. O laboratório pode estimular a arrecadação de dinheiro para doações ou compra de lenços para doar à alguma instituição.

No site da Femama há uma relação das ONGs sobre câncer de mama associadas por região, todas com o objetivo em comum de contribuir para reduzir a mortalidade por conta da doença.

10. Comunique as ações de outubro rosa para os clientes

Parece óbvio, mas muitos laboratórios ainda não investem em uma boa comunicação com seus clientes e perdem oportunidade de criar um bom relacionamento e fidelizá-los. Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), o uso da internet no Brasil passou para 81% da população, sendo a maior parte dos acessos feitas pelos celular.

As pessoas estão cada vez mais conectadas. Então, como levar a mensagem do laboratório a elas? Como utilizar destes meios para aproximar o laboratório de seus clientes?

Uma maneira simples e automatizada é o envio de mensagens de SMS para pacientes. Esse tipo de comunicação é uma poderosa ferramenta para aproximação com seu público e, se conduzida da maneira correta, promove diversos benefícios para o laboratório como a retenção de clientes, divulgação da marca e fidelização.

Para campanhas como o Outubro Rosa é uma forte ferramenta para potencializar a divulgação das ações e, consequentemente, pode melhorar os resultados significativamente.

O papel do laboratório no Outubro Rosa

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta muito as chances de cura, portanto a participação do laboratório na campanha do Outubro Rosa é imprescindível para disseminar a importância do diagnóstico precoce entre seus pacientes.

Para mostrar que o laboratório se preocupa com os pacientes, é fundamental planejar ações para realizar no decorrer do mês e, é claro, comunicá-las ao máximo de pessoas possível, através dos mais diversos meios de comunicação como sms, e-mail, site, redes sociais, além dos meios tradicionais, como rádio e tv. Além disso, oferecer exames feitos com precisão e com a garantia de segurança e qualidade ajuda o laboratório a se posicionar como referência em resultados e ampliar seu espaço no mercado.

E, para facilitar a comunicação com os pacientes do laboratório e obter agilidade nos processos, é imprescindível contar com a ajuda da tecnologia de um bom software laboratorial, que utiliza os dados de pacientes e médicos para fazer a comunicação direta com seu público e otimiza processos visando oferecer a melhor experiência aos pacientes.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos posts para mais informações relevantes sobre a área laboratorial. Até a próxima!

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