O Novembro Azul é uma data bastante importante para a saúde do homem e para os laboratórios se engajarem em prol da saúde de seus pacientes. Para inspirar nós criamos este artigo com ideias para campanha Novembro Azul que podem ajudar o seu negócio se destacar.
Continue a leitura e veja uma lista de dicas criativas para movimentar o laboratório durante o mês e atrair clientes. Vamos lá?
Navegue pelo índice
O que é Novembro Azul e qual seu significado?
Podemos definir o Novembro Azul como o movimento criado em prol da conscientização sobre o câncer de próstata, com o intuito de chamar a atenção de homens a cerca dos cuidados preventivos e precoces com a saúde, e, principalmente, contra a doença, já que dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos resolveu deixar o bigode crescer durante todo o mês, com a ideia de chamar a atenção para a saúde masculina e fazer a arrecadação para instituições públicas e carentes. A ação foi tomando adeptos ao redor do mundo.
No Brasil, o movimento teve início em 2011, através do Instituto Lado a Lado pela Vida, que já se mobilizava desde 2008 em ações visando a saúde masculina, inspirados pela campanha Outubro Rosa.
As ações são realizadas internacionalmente durante todo o mês. Mesmo que você já saiba, é importante conhecer essas curiosidades para informar aos seus clientes.
Por que o Novembro Azul é importante?
Segundo dados do Inca, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Para se ter ideia, a doença representa 29% dos diagnósticos de câncer no país e só entre 2020 e 2022 foram mais de 65.000 casos.
Por isso o novembro azul é tão importante: quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances de começar o tratamento e obter maior eficácia.
Pensando nisso, a participação do laboratório na campanha do Novembro Azul é imprescindível para disseminar a importância do diagnóstico precoce entre seus pacientes, principalmente para quebrar as barreiras do preconceito com o exame, muito comum entre os homens.
Oportunidade para movimentar estrategicamente o laboratório
Datas como Novembro Azul são muito importantes para o laboratório, já que são uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os pacientes, se envolvendo realmente com a causa e aumentar o ticket médio por exame através de campanhas de marketing.
É fundamental planejar ações para realizar no decorrer do mês e, é claro, comunicá-las ao máximo de pessoas possível, através dos mais diversos meios de comunicação como sms, e-mail, site, redes sociais, além dos tradicionais, rádio e tv.
Leia também: Como criar campanhas de e-mail para clientes do laboratório?
Para ajudar, nós criamos uma lista de ações criativas para fazer no laboratório e atrair mais pacientes durante o Novembro Azul, confira!
![Imagem com uma foto de um idoso apontando para um laço azul](https://www.hotsoft.com.br/wp-content/uploads/2023/01/dicas-para-novembro-azul.png)
Ideias para campanha novembro azul: o que fazer no laboratório?
O primeiro pensamento do laboratório deve ser o engajamento com a campanha e mostrar a real importância dela para a saúde masculina. Ademais, vale a pena investir em materiais educativos, brindes para os clientes, parcerias com médicos urologistas e eventos sociais. Veja mais a seguir.
1. Promover o check-up do homem
Uma das primeiras dicas é preparar uma campanha de incentivo à saúde do homem, com exames de rotina para um check-up.
O laboratório pode preparar um desconto especial nestes exames e fazer uma campanha de divulgação com informações sobre a saúde do homem, para incentivar este público. Algumas dicas de exames:
- TSH ultrassensível;
- PSA ultrassensível;
- Creatinina;
- Hemograma;
- Transaminase Pirúvica;
- Transaminase Oxalacética;
- Ácido Úrico;
- Triglicérides;
- Glicemia jejum;
- Colesterol total e frações;
- T4 Livre;
- Urina rotina;
- Testosterona;
- PHI – índice de saúde da próstata.
2. Criar materiais didáticos personalizados
A informação correta é aliada da prevenção, principalmente quando falamos sobre a saúde. Invista na criação de um material informativo com dados básicos sobre o câncer de próstata.
Se puder imprimir, vale a pena distribuir no laboratório e deixar exemplares na recepção, para que possa chegar a mais e mais pessoas. Uma versão digital pode ser enviada por e-mail para os pacientes.
3. Deixar a cor azul em destaque
Não podemos deixar a cor azul de lado, já que ela representa a campanha. Ela serve para deixar o movimento em evidência então vale utilizar na logo do laboratório, nas roupas, nos brindes, nas redes sociais, no site ou até mesmo na decoração, por exemplo.
4. Criar o dia casual, com a roupa azul
O laboratório pode definir um dia para que todos venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório azul. Com essa ação, os clientes e colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha.
Outra ação que pode ser realizada facilmente é a entrega de um laço azul para ser utilizado preso à roupa de cada colaborador durante o mês de Novembro, para relembrar a campanha diariamente. O laboratório pode criar uma camiseta azul personalizada com a campanha e oferecer aos colaboradores, para que a ação – e o laboratório – sejam lembrados fora da empresa.
5. Apostar na decoração
Decorar a empresa também é uma forma simples de engajar os pacientes e os colaboradores com a campanha. É possível utilizar balões azuis e cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços azuis nos monitores.
Outros exemplos para aplicar na decoração:
- Painéis decorados;
- Plaquinhas com mensagens de conscientização;
- Objetos azuis na recepção e coleta;
- Laço de balões;
- Mesa de café especial, com copos e outros utensílios em azul.
6. Oferecer informações no Painel de chamadas de senhas
O painel de chamadas é um ótimo meio de comunicação interna para promover campanhas e ações de conscientização no laboratório.
Através do espaço destinado para divulgação que o painel oferece, divulgar mensagens importantes aos pacientes enquanto eles aguardam na recepção se torna mais efetivo, facilitando o alcance dos resultados.
Você pode se interessar também: Como fazer uma boa gestão de filas no laboratório?
![Imagem de uma mulher entregando um documento para outra, trajando uniforme azul em uma clínica.](https://www.hotsoft.com.br/wp-content/uploads/2023/01/recepcaonovembroazul.png)
7. Movimentar as redes sociais
Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de explorar as ferramentas que as redes sociais oferecem.
Além de materiais informativos sobre o Novembro Azul, o laboratório pode fazer campanhas patrocinadas para públicos segmentados e chegar a potenciais clientes.
Use as redes sociais para divulgar o que o laboratório está oferecendo e aumente o potencial de conscientização.
8. Oferecer uma programação especial no dia 17 de novembro
O dia 17 de novembro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata, uma oportunidade de realizar uma programação especial no laboratório durante o dia e atrair a atenção para o diagnóstico precoce e a saúde masculina no geral.
Você pode criar um café da manhã especial e convidar clientes para participar de palestras com urologistas e tirar suas dúvidas, por exemplo, e mostrar a importância da realização do PSA como uma das formas de cuidado com a saúde.
9. Contar histórias inspiradoras
Divulgue histórias inspiradoras de homens que enfrentaram o preconceito e venceram o câncer de próstata e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Existem muitos vídeos no YouTube e nas redes sociais, vale a pena.
10. Apoiar instituições envolvidas com a causa
Mais do que vestir azul, o laboratório pode se engajar através de ações sociais ajudando instituições que trabalham com a causa. O laboratório pode ser um posto de doação de mantimentos, por exemplo.
Ações sociais ajudam a fazer o bem e, de quebra, valorizam a percepção das pessoas para com o laboratório. Veja algumas instituições nacionais:
- Instituto Lado a Lado pela Vida;
- Grupo de Apoio a pessoas com câncer (GAPC);
- Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA);
- Instituto Oncoguia.
11. Oferecer brindes aos pacientes
Não deixe de lado os brindes de novembro azul, porque eles ajudam a fixar ainda mais a campanha no dia a dia fora do laboratório.
As opções são muitas: chaveiros, abridores de garrafa, imã de geladeira, até um brinde personalizado com BIS (aqueles com a embalagem azul) por exemplo.
Dicas de frases e mensagens para Novembro Azul
Não é sempre que estamos com a criatividade à flor da pele e ficamos sem ideia do que escrever no Novembro Azul. Nossa dica é sempre pensar na importância da valorização da saúde e da prevenção. Veja algumas dicas para inspiração:
- Não deixe que o preconceito atrapalhe sua saúde, previna-se.
- Um simples exame pode salvar sua vida, a prevenção é a melhor forma de remediar.
- Homem que é homem não deixa a saúde de lado.
- Novembro Azul: um mês para te lembrar de se cuidar o ano inteiro.
- Não deixe o preconceito custar sua saúde. Faça o exame e previna-se.
- A sua saúde merece cuidado: previna-se contra o câncer de próstata.
- Seja o herói da sua saúde: mantenha seus exames em dia.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas ajudem e inspirem a sua próxima campanha de novembro azul no laboratório.
Continue acompanhando nosso blog porque sempre trazemos artigos para elevar a gestão do seu laboratório. Até o próximo post!