em Marketing para laboratório

11 ideias para campanha Novembro Azul no Laboratório

O Novembro Azul é uma data bastante importante para a saúde do homem e para os laboratórios se engajarem em prol da saúde de seus pacientes. Para inspirar nós criamos este artigo com ideias para campanha Novembro Azul que podem ajudar o seu negócio se destacar.

Continue a leitura e veja uma lista de dicas criativas para movimentar o laboratório durante o mês e atrair clientes. Vamos lá?

O que é Novembro Azul e qual seu significado?

Podemos definir o Novembro Azul como o movimento criado em prol da conscientização sobre o câncer de próstata, com o intuito de chamar a atenção de homens a cerca dos cuidados preventivos e precoces com a saúde, e, principalmente, contra a doença, já que dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, quando um grupo de amigos resolveu deixar o bigode crescer durante todo o mês, com a ideia de chamar a atenção para a saúde masculina e fazer a arrecadação para instituições públicas e carentes. A ação foi tomando adeptos ao redor do mundo.

No Brasil, o movimento teve início em 2011, através do Instituto Lado a Lado pela Vida, que já se mobilizava desde 2008 em ações visando a saúde masculina, inspirados pela campanha Outubro Rosa.

As ações são realizadas internacionalmente durante todo o mês. Mesmo que você já saiba, é importante conhecer essas curiosidades para informar aos seus clientes.

Por que o Novembro Azul é importante?

Segundo dados do Inca, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Para se ter ideia, a doença representa 29% dos diagnósticos de câncer no país e só entre 2020 e 2022 foram mais de 65.000 casos.

Por isso o novembro azul é tão importante: quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances de começar o tratamento e obter maior eficácia.

Pensando nisso, a participação do laboratório na campanha do Novembro Azul é imprescindível para disseminar a importância do diagnóstico precoce entre seus pacientes, principalmente para quebrar as barreiras do preconceito com o exame, muito comum entre os homens. 

Oportunidade para movimentar estrategicamente o laboratório

Datas como Novembro Azul são muito importantes para o laboratório, já que são uma oportunidade de estreitar o relacionamento com os pacientes, se envolvendo realmente com a causa e aumentar o ticket médio por exame através de campanhas de marketing.

É fundamental planejar ações para realizar no decorrer do mês e, é claro, comunicá-las ao máximo de pessoas possível, através dos mais diversos meios de comunicação como sms, e-mail, site, redes sociais, além dos tradicionais, rádio e tv.

Leia também: Como criar campanhas de e-mail para clientes do laboratório?

Para ajudar, nós criamos uma lista de ações criativas para fazer no laboratório e atrair mais pacientes durante o Novembro Azul, confira!

Imagem com uma foto de um idoso apontando para um laço azul

Ideias para campanha novembro azul: o que fazer no laboratório?

O primeiro pensamento do laboratório deve ser o engajamento com a campanha e mostrar a real importância dela para a saúde masculina. Ademais, vale a pena investir em materiais educativos, brindes para os clientes, parcerias com médicos urologistas e eventos sociais. Veja mais a seguir.

1. Promover o check-up do homem

Uma das primeiras dicas é preparar uma campanha de incentivo à saúde do homem, com exames de rotina para um check-up.

    O laboratório pode preparar um desconto especial nestes exames e fazer uma campanha de divulgação com informações sobre a saúde do homem, para incentivar este público. Algumas dicas de exames:

  • TSH ultrassensível;
  • PSA ultrassensível;
  • Creatinina;
  • Hemograma;
  • Transaminase Pirúvica;
  • Transaminase Oxalacética;
  • Ácido Úrico;
  • Triglicérides;
  • Glicemia jejum;
  • Colesterol total e frações;
  • T4 Livre;
  • Urina rotina;
  • Testosterona;
  • PHI – índice de saúde da próstata.

2. Criar materiais didáticos personalizados

A informação correta é aliada da prevenção, principalmente quando falamos sobre a saúde. Invista na criação de um material informativo com dados básicos sobre o câncer de próstata.

Se puder imprimir, vale a pena distribuir no laboratório e deixar exemplares na recepção, para que possa chegar a mais e mais pessoas. Uma versão digital pode ser enviada por e-mail para os pacientes.

3. Deixar a cor azul em destaque

Não podemos deixar a cor azul de lado, já que ela representa a campanha. Ela serve para deixar o movimento em evidência então vale utilizar na logo do laboratório, nas roupas, nos brindes, nas redes sociais, no site ou até mesmo na decoração, por exemplo.

4. Criar o dia casual, com a roupa azul

O laboratório pode definir um dia para que todos venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório azul. Com essa ação, os clientes e colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha.

Outra ação que pode ser realizada facilmente é a entrega de um laço azul para ser utilizado preso à roupa de cada colaborador durante o mês de Novembro, para relembrar a campanha diariamente. O laboratório pode criar uma camiseta azul personalizada com a campanha e oferecer aos colaboradores, para que a ação – e o laboratório – sejam lembrados fora da empresa.

5. Apostar na decoração

Decorar a empresa também é uma forma simples de engajar os pacientes e os colaboradores com a campanha. É possível utilizar balões azuis e cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços azuis nos monitores.

Outros exemplos para aplicar na decoração:

  • Painéis decorados;
  • Plaquinhas com mensagens de conscientização;
  • Objetos azuis na recepção e coleta;
  • Laço de balões;
  • Mesa de café especial, com copos e outros utensílios em azul.

6. Oferecer informações no Painel de chamadas de senhas

O painel de chamadas é um ótimo meio de comunicação interna para promover campanhas e ações de conscientização no laboratório.

Através do espaço destinado para divulgação que o painel oferece, divulgar mensagens importantes aos pacientes enquanto eles aguardam na recepção se torna mais efetivo, facilitando o alcance dos resultados.

Você pode se interessar também: Como fazer uma boa gestão de filas no laboratório?

Imagem de uma mulher entregando um documento para outra, trajando uniforme azul em uma clínica.

7. Movimentar as redes sociais

Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de explorar as ferramentas que as redes sociais oferecem.

Além de materiais informativos sobre o Novembro Azul, o laboratório pode fazer campanhas patrocinadas para públicos segmentados e chegar a potenciais clientes.

Use as redes sociais para divulgar o que o laboratório está oferecendo e aumente o potencial de conscientização.

8. Oferecer uma programação especial no dia 17 de novembro

O dia 17 de novembro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata, uma oportunidade de realizar uma programação especial no laboratório durante o dia e atrair a atenção para o diagnóstico precoce e a saúde masculina no geral.

Você pode criar um café da manhã especial e convidar clientes para participar de palestras com urologistas e tirar suas dúvidas, por exemplo, e mostrar a importância da realização do PSA como uma das formas de cuidado com a saúde.

9. Contar histórias inspiradoras

Divulgue histórias inspiradoras de homens que enfrentaram o preconceito e venceram o câncer de próstata e promova a compreensão de que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Existem muitos vídeos no YouTube e nas redes sociais, vale a pena.

10. Apoiar instituições envolvidas com a causa

Mais do que vestir azul, o laboratório pode se engajar através de ações sociais ajudando instituições que trabalham com a causa. O laboratório pode ser um posto de doação de mantimentos, por exemplo.

Ações sociais ajudam a fazer o bem e, de quebra, valorizam a percepção das pessoas para com o laboratório. Veja algumas instituições nacionais:

  • Instituto Lado a Lado pela Vida;
  • Grupo de Apoio a pessoas com câncer (GAPC);
  • Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA);
  • Instituto Oncoguia.

11. Oferecer brindes aos pacientes

Não deixe de lado os brindes de novembro azul, porque eles ajudam a fixar ainda mais a campanha no dia a dia fora do laboratório.

As opções são muitas: chaveiros, abridores de garrafa, imã de geladeira, até um brinde personalizado com BIS (aqueles com a embalagem azul) por exemplo.

Dicas de frases e mensagens para Novembro Azul

Não é sempre que estamos com a criatividade à flor da pele e ficamos sem ideia do que escrever no Novembro Azul. Nossa dica é sempre pensar na importância da valorização da saúde e da prevenção. Veja algumas dicas para inspiração:

  • Não deixe que o preconceito atrapalhe sua saúde, previna-se.
  • Um simples exame pode salvar sua vida, a prevenção é a melhor forma de remediar.
  • Homem que é homem não deixa a saúde de lado.
  • Novembro Azul: um mês para te lembrar de se cuidar o ano inteiro.
  • Não deixe o preconceito custar sua saúde. Faça o exame e previna-se.
  • A sua saúde merece cuidado: previna-se contra o câncer de próstata.
  • Seja o herói da sua saúde: mantenha seus exames em dia.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas ajudem e inspirem a sua próxima campanha de novembro azul no laboratório.

Continue acompanhando nosso blog porque sempre trazemos artigos para elevar a gestão do seu laboratório. Até o próximo post!

  • Tags:
  • Compartilhe:

Acompanhe nossa jornada

Receba conteúdos gratuitos em seu e-mail, com dicas exclusivas para a gestão inteligente do seu laboratório.